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Curso
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Cobrança de Dívidas a Clientes (8 e 9 de julho - 14:00H -17:30H)
Observações ao preço
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A inscrição só é considerada definitiva após pagamento e confirmação da CCIPD. O pagamento do valor de inscrição deverá ser efetuado por cheque ou transferência para (IBAN: PT50 0018 000806933237020 77 e o BIC TOTAPTPL) indicando o curso e o participante. O Comprovativo deve ser reencaminhado para os serviços. Os valores apresentados estão isentos de IVA. O não cancelamento da inscrição até 2 dias úteis da data de início do curso obriga ao pagamento de 50% do valor de inscrição. As desistências verificadas após o início do curso obrigam ao pagamento integral da inscrição.
Forma de organização predominante
Resumo do Conteúdo Programático
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- Como diminuir o crédito vencido. A análise ABC dos créditos vencidos. A revisão periódica dos montantes de crédito atribuídos. Como estabelecer plafonds de crédito. O custo do crédito.
- Como organizar um serviço de cobranças. Objetivos de um serviço de cobranças. Definição de um sistema de cobranças. A necessidade de informações atualizadas e fidedignas. Organização de um ficheiro histórico de clientes. A coordenação entre os diversos serviços da empresa.
- Ações a desenvolver no processo de cobranças. Controlo de cobranças. Classificação dos devedores. Os aspetos psicológicos de uma boa cobrança. A cobrança telefónica. Aspetos importantes, para a cobrança dos créditos em atraso. As melhores práticas, para fazer a cobrança de dívidas.
- Os aspetos jurídicos e a cobrança das dívidas dos clientes. O procedimento judicial. Os procedimentos de injunção. Os Títulos executivos. O Pepex.
- Os aspetos fiscais. Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IRC. Questões de crédito e aspetos fiscais em termos de IVA. Cuidados a ter com os meios de pagamento utilizados pelos clientes. Cheques. Letras. Sistema de Débitos Diretos.
- O atraso nos pagamentos e a aplicação de Juros Comerciais. Legislação. Cálculos de juros. Como diminuir o risco de crédito. Como analisar o Risco de Crédito dum cliente. Métodos para determinar o Limite de Risco em Clientes Novos. As garantias. O factoring sem recurso. Os Seguros de crédito
- Cartas tipo e formulários para o controlo de crédito e cobranças
Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
- Colaboradores da área administrativa e financeira
Objectivos Específicos:- ¬Propor métodos de organização de um sistema de Controlo do Crédito a Clientes Proporcionar métodos práticos de cobrança. Aumentar a formação das pessoas, do departamento de cobranças, assim como de todos os que integram as áreas comerciais, financeiras e administrativa e que de uma forma direta ou indireta têm uma ligação com o crédito a clientes e com as cobranças. Mostrar a importância na tesouraria, dos créditos e dos encargos financeiros relativos às vendas de crédito.
Certificação
- Para efeitos de certificação, são considerados com aproveitamento os formandos que cumpram cumulativamente, 90% de assiduidade da formação e o critério da Avaliação da Ação.
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