|
|
Curso
-
Fiscalidade (24 a 26 de fevereiro (14:00H-19:00H))
Forma de organização predominante
Resumo do Conteúdo Programático
-
- Sistema fiscal português – Breves considerações.
- IRS – Imposto sobre o rendimento das pessoas singulares – ótica da empresa. Características e incidência. Categorias de rendimentos. IRS jovem. Taxa geral. Taxas de retenção na fonte: entregas por conta e taxas liberatórias. Obrigações dos contribuintes.
- IRC – Imposto sobre o rendimento das pessoas coletivas.
- Características e incidência. Rendimentos e gastos. Variações patrimoniais. Apuramento do lucro tributável, correções fiscais, o quadro 07 da modelo 22. Lucro tributável e matéria coletável. Retenções na fonte e pagamentos por conta. Benefícios fiscais (breve abordagem ao CFI (Código fiscal ao investimento)). Derrama, Tributações autónomas. Determinação do imposto a pagar ou a recuperar– quadro 10 da modelo. Obrigações fiscais acessórias.
- IVA - Imposto sobre o valor acrescentado.
- Características do Imposto. Incidência real e pessoal. Localização das operações. Isenções completas e incompletas (artigo 9º versus artigo 53º). Valor tributável e taxas. Exercício do direito à dedução. Isenção do IVA nas transmissões intracomunitárias de bens. Obrigações declarativas.
- IMPOSTOS SOBRE O PATRIMÓNIO IMI /IMT/ IS.
- Incidência real e pessoal. Isenções. Taxas, liquidação e pagamento.
- ORÇAMENTO DE ESTADO 2025.
- Principais alterações/considerações
Condições de acesso / Público-Alvo
Habilitações específicas
- Empresários, Gestores, quadros médios e superiores que integram as áreas de contabilidade, finanças, fiscalidade e bem como profissionais que pretendam atualizar os seus conhecimentos em matéria fiscalidade.
Objectivos Específicos:- Conhecer as várias especificidades da tributação do rendimento, da despesa e do património em Portugal. Compreender o IVA e preparar a declaração periódica e anexos. Compreender o IRS (ótica da empresa) e o IRC. Compreender a tributação do património. Conhecer as principais alterações introduzidas no sistema fiscal por via do OE de 2024, no que respeita à tributação da despesa, do rendimento e do património.
Certificação
- Para efeitos de certificação, são considerados com aproveitamento os formandos que cumpram cumulativamente, 90% de assiduidade da formação e o critério da Avaliação da Ação.
|
|
|
|
|